Competições

Quando o assunto é o desempenho do Simca nas pistas de corridas, não posso deixar de me lembrar do comentário do irmão de um proprietário de Simcas: “o Simca nunca ganhou corridas, não andava nada e sempre quebrava”. Tal comentarista, que montava os motores para o irmão, era admirador incondicional da Berlineta Interlagos.

 

Daquela rápida conversa surgiu a minha ideia de registrar, neste site, as inúmeras provas e corridas vencidas pela Simca, ideia que se reforça a cada vez que ouço comentários dos aficionados pelo departamento de competições da Willys e da Vemag, bem como pelos respectivos carros. Muitos simplesmente ignoram a Simca e suas vitórias, como se não tivessem ocorrido. Esquecem que, passados 40 anos, nosso dever e nosso compromisso deveriam ser com a verdade e com a história como foi escrita nas pistas, independentemente das paixões.

 

Falando das paixões, não posso deixar de registrar a minha satisfação pessoal com a entrevista do Toco, no ponto em que ele fala sobre a solução que a Willys precisou importar para que a Berlineta, carro idealizado e construído para as pistas de corrida, não fosse superada pelo Chambord, um carro de passeio bem mais pesado.

 

Paixões à parte, vamos falar de Simca e mostrar o que ele fez nos autódromos, circuitos de rua e subidas de montanha, sempre fiéis aos fatos. Bom divertimento!

24 Horas de Interlagos 1961

IV Centenário do Rio de Janeiro – 1965

Autódromo de Curitiba/Pinhais

Interlagos/SP – 12 Horas 1963

Lages/SC – 12 Horas 1966

Mil Milhas 1961

Passo Fundo, RS

Pelotas, RS

Porto Alegre, RS

Protótipo

Rivera, Uruguai

Simca do Brasil – Departamento de Competições

Subida da Montanha – Estrada da Graciosa – Serra do Mar, PR