Competições
Quando o assunto é o desempenho do Simca nas pistas de corridas, não posso deixar de me lembrar do comentário do irmão de um proprietário de Simcas: “o Simca nunca ganhou corridas, não andava nada e sempre quebrava”. Tal comentarista, que montava os motores para o irmão, era admirador incondicional da Berlineta Interlagos.
Daquela rápida conversa surgiu a minha ideia de registrar, neste site, as inúmeras provas e corridas vencidas pela Simca, ideia que se reforça a cada vez que ouço comentários dos aficionados pelo departamento de competições da Willys e da Vemag, bem como pelos respectivos carros. Muitos simplesmente ignoram a Simca e suas vitórias, como se não tivessem ocorrido. Esquecem que, passados 40 anos, nosso dever e nosso compromisso deveriam ser com a verdade e com a história como foi escrita nas pistas, independentemente das paixões.
Falando das paixões, não posso deixar de registrar a minha satisfação pessoal com a entrevista do Toco, no ponto em que ele fala sobre a solução que a Willys precisou importar para que a Berlineta, carro idealizado e construído para as pistas de corrida, não fosse superada pelo Chambord, um carro de passeio bem mais pesado.
Paixões à parte, vamos falar de Simca e mostrar o que ele fez nos autódromos, circuitos de rua e subidas de montanha, sempre fiéis aos fatos. Bom divertimento!
IV Centenário do Rio de Janeiro – 1965